Menu | Galera nerd |
|
3 |
|
Talvez você não repare, mas, diariamente, uma grande quantidade de poeira é depositada em seu PC. Pequenas frestas e orifícios possibilitam a entrada de sujeira no interior da máquina. Além disso, teclado, mouse, monitor e outros componentes ficam imundos com facilidade.
Para evitar problemas de funcionamento e danos à sua saúde, é necessário realizar limpezas periodicamente. Claro, usar o espanador de pó já ajuda, mas isso nem sempre é suficiente. Hoje, vamos ensinar como limpar seu computador de forma segura e fácil.
Antes de começar, certifique-se de que o PC está devidamente desligado. Recomendamos que você nunca use água para limpar os componentes de hardware. Não é indicado usar álcool comum ou produtos derivados, pois eles podem estragar as peças.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
É importante realizar todo o processo com cautela e delicadeza, pois qualquer movimento brusco pode danificar as peças do computador. Além disso, indicamos que você faça a limpeza em um local arejado e que seja fácil de limpar posteriormente.
Para executar todos os procedimentos, você vai precisar de:
Vamos começar nossa faxina pelo componente mais fácil, o mouse. Para limpá-lo, você precisa apenas umedecer um pano com água e detergente e passar o pano na superfície externa do periférico.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Se você usa um mouse com bolinha, abra o compartimento inferior, remova a bolinha e, com um palito de dentes, remova a crosta de resíduos das roldanas. Por fim, use uma pinça para retirar a sujeira. Vale repetir essa limpeza com certa frequência, pois a poeira acumulada pode afetar o funcionamento do periférico.
Agora que fizemos a limpeza do mouse, é hora de dar uma geral no teclado. Primeiro, vamos fazer uma faxina básica, pois nem todos os teclados precisam ser desmontados para ficar limpos.
Muitas vezes, a sujeira acumulada no interior do teclado pode impedir o bom funcionamento do dispositivo. Para solucionar o problema, você deverá remover as teclas. Este procedimento é arriscado, portanto, você deverá ser delicado ao realizar os passos a seguir. Caso não sinta confiança, ignore essa etapa.
A limpeza dos cabos externos é a menos trabalhosa, pois basta umedecer um pano em uma mistura de detergente com água, passá-lo nos cabos e depois secá-los com um pano seco.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Não se esqueça de secar muito bem as partes metálicas, pois tal deslize pode gerar problemas com eletricidade. Aliás, evite passar panos úmidos em filtros de linhas e nas conexões de fonte de energia.
Agora, é hora de limpar o monitor. Antes de iniciar, desligue o aparelho para poder enxergar as manchas e sujeiras da tela. O processo abaixo serve para telas LCD e CRT.
Por fim, sobrou a parte mais difícil. A limpeza do gabinete deve ser realizada com muito cuidado, pois todos os componentes que dão vida à máquina estão dentro desta enorme caixa. Siga atentamente os passos abaixo e nem pense em usar álcool.
Realizar uma faxina interna no gabinete é importante, ainda mais se considerarmos que o excesso de poeira pode afetar o desempenho da máquina — tanta sujeira pode fazer a ventoinha da CPU parar e causar sérios danos ao chip.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Para realizar este procedimento, recomendamos que você descarregue a energia estática do seu corpo. Basta tocar no chão para se livrar da energia excessiva. Bom, vamos à limpeza:
Prontinho! Sua máquina está tinindo! Daqui para frente, vale tomar cuidado para não derrubar nada no teclado, evitar comer em cima do notebook e realizar uma limpeza com certa periodicidade. Até uma próxima!